16 de agosto de 2009

Viver em Luanda

Olá amigos
Há muito tempo que não digo nada e são muitas as reclamações que recebo dos amigos de Portugal, assim vou tentar redimir-me contando-vos algumas das situações engraçadas por que tenho passado.
Num Sábado passado chegadinhos da praia, sim quando estava calor e nós íamos "a banhos" ao Fim de Semana, já a pensar onde seria o jantar e a noite, e não havia gota de água! Juntamente com os meus parceiros de casa Nuno e Bruno começámos a contar as garrafas de reserva e havia que racionar, eu com estes belos cabelos tinha direito a uma porção extra, o Nuno de cabelo rapada era o que tinha direito a menos garrafas. Comecei a analisar a situação e cheguei à conclusão que tinha 4l de água para lavar o cabelo. Sim senhor pelas minhas contas nem de longe nem de perto. Era impossível, mas também não podia sair naquele estado, lá conferenciámos vimos que ainda havia gin e a farra foi mesmo em casa, paracia uma "Beach party"...Antes de ir dormir um banhinho de Dodot´s, eu sabia que as 5 embalagens que trouxe iam servir para algo.
Um outro Sábado acordo de manhã as escuras, lá pensei, bem faltou a luz durante a noite há que ligar o gerador. Qual gerador nem um ar da sua graça, há pois é, era mesmo a escuridão. Tinha que ligar para o estaleiro mas como nestas situações corre tudo mal não tinha bateria no telemovel assim há que recorrer à vizinha, mas para piorar a situação o carregador do meu fabuloso telemovel SAGEN não funcionava, lá vou eu de carro para a sede na esperança que alguém lá estivesse e estava mesmo o António Ferreira que ligou para o estaleiro para ir alguém lá a casa. Lá foram mas o melhor foi quando disseram que o depósito do gerador só dava para 12h no máximo e que eu tinha que ter atenção pois mesmo a empregada atestando não aguentava a noite toda. Meus ricos colegas de casa que me fazem tanta falta. Assim hoje às nove da manhã lá estava eu prontinha para "atestar" o depósito. O primeiro problema foi pegar no bidon, quando dei por mim toda eu era gasóleo, aliás a minha figura devia ser tal que quando dei conta já tinha um rapaz à porta a olhar para mim e a pensar "coitada vê lá bem a tua figurinha" e a dizer deixe lá que eu ajudo, e como me soube bem a ajuda dele, aliás já combinei sempre que precisar chamo-o que ele trata de abastecer o depósito.
Outra das grandes variações neste periodo que não tenho escrito foi ter começado a conduzir, que bem que me sabe, apesar de ainda não ter carro o Baguinho deixou-me o dele não ia ficar aqui sózinha sem carro. Na semana passada lá fui eu com o A. Bibe para o Sumbe 400km sempre a andar ao som do Yuri da Cunha e outras Kizombadas sim que aqui já está tudo viciado nesta música.

13 de junho de 2009

Passeio a Cabo Ledo

Olá amigos
Decidimos passar um Domingo em Cabo Ledo, aproveitar que 2ª feira era feriado para prolongar o dia. A ideia inicial era mesmo marcar uns bungalows na praia de Cabo Ledo ou em Sangano mas apesar das insistências não conseguímos nada, tudo lotado.

A portagem para chegar a Cabo ledo

Assim lá fomos manhã cedo rumo a Cabo Ledo mais precisamente à Praia dos Surfistas. Após uma viagem de 1.30h chegámos à tão falada praia. O mar um pouco revolto, sim ondas e uma corrente muito forte, surfistas às dezenas, um grupo de Brasileiros a tocar e a cantar, lembrava o Algarve quando está levante mas a água um "pouquinho" mais quente.

O grande surfista "Serginho"
Pássámos uma excelente manhã e às 15:00h rumámos a Sangano para o almoço e adivinhem lá o que comemos "Arroz de lagosta", soube muito bem almoçar junto à praia e aproveitar a hora para ver o por-do-sol, sim o almoço acabou às 19:30h mas comemos muito bem. Estávamos nós todos contentes e pensámos amanhã é feriado está um dia fantástico e se ficássemos cá. A Salomé com o seu jeito especial para falar com as pessoas arranjou 1 bungalow, nada mal, somos 8. Como houve 4 desistências ficámos só 4 e digo-vos foi uma noite fantástica, havia uma pequena festa na praia com tochas, uma fogueira, boa música, enfim África no seu melhor.

Bungalows na praia de Sangano Praia de Sangano
Logo de manhã acordar e ter a praia à porta é muito bom...
Aprendi a lição sempre que sair a um Sábado para a praia levo roupa, champoo e tudo o resto, mas enfim foi mais uma aventura e soube muito bem.

6 de junho de 2009

Mascotes de Angola

Olá amigos, há muito que não escrevo nada no blog e já tenho recebido muitas reclamações por isso, agora que já tenho net em casa, graças ao amigo João que foi para Portugal e me deixou a placa de internet, cá vai um e-mail que resulta da recolha de algumas imagens características de Angola.

Começando pela natureza tenho a certeza que todos conhecem o "Imbondeiro", sim escreve-se com "i" e não com "e" mais que não seja pelos filmes de África. Cá é a árvore mais vista, parecemos uns palermas a fotografar um atrás do outro pois aparece sempre um ainda melhor que o anterior, mas verdade seja dita são fantásticos.


Outra das preciosidades é a" Welwitschia", trata-se de uma planta pré histórica que só há em Angola e ao que parece na Namíbia. Em Angola encontra-se facilmente na província do Namibe, mais precisamente no "deserto do Namibe". Na minha visita ao Namibe não pude deixar de ver a ditas plantas e digo-vos são muito "estranhas", à primeira vista parecem queimadas do sol mas após a explicação de quem é conhecedor é mesmo assim. A que aqui vos apresento é pequena, as grandes encontram-se no interior do deserto mas não houve tempo para uma incursão mais profunda no deserto, tem que ficar para a próxima.


O por do sol é fenomenal, o sol fica de um laranja reconfortante, no domingo vimos o por do sol na praia de Sangano e na segunda na ilha em Luanda, não sei qual dos dois foi melhor mas como só tenho fotos do segundo aqui vai.

As praias, Angola tem uma costa imensa e na sua grande maioria não explorada.

Já vos falei aqui da "praia dos quilómetros" cujo acesso à praia é de jipe e é o local ideal para quem quer ficar longe de tudo e do todos.

A "praia de Sangano" também já foi apresentada, uma praia de pescadores com 2 restaurantes e alguns bungalows, no passado fim de semana ficámos lá mas isso conto numa próxima história.

A "praia dos Surfistas" na continuação da "praia de Cabo Ledo" com mar mais agitado e muito mais calma que Cabo Ledo, ideal para quem gosta do surf, de mar agitado e de ambiente descontraído.

O "Mussulo" acessível apenas de barco mas que vale por tudo, pelo espaço em si, pelo passeio de barco, pelo bar da praia, pelo clima de calma e claro pelo por do sol.

A praia da "Barra do Dande" é a que tem um aspcto geral mais apetecível com palmeiras e guarda sois de palha na praia além do bar de apoio muito engraçado. Mas a praia dos surfistas é de longe a melhor pela calma, pelo mar e pelo ambiente.

Aqui vai uma foto da praia da "Barra do Dande" e claro da "Praia dos surfistas".




Por hoje fico-me pela natureza mas Angola tem muitos mais tesouros que irei apresentando nos próximos tempos.







3 de maio de 2009

Sangano - fotos







Aqui vão mais umas fotos dos miudos da praia de Sangano.

Sangano

Olá amigos
Na passada 6ª feira, dia 1 de Maio, fomos para a praia de Sangano, todos diziam que a praia era fantástica e lá fui eu fazer 8okm para chegar ao paraíso. Trata-se de uma pequena povoação de pescadores que fica afastada da estrada principal daí não ter muita gente. Para aproveitar ao máximo saímos de Luanda às 8:30h e chegámos à praia às 10h. Chamou-me logo à atenção umas "casinhas" para alugar mesmo em frente à praia, acreditem passar ali um fds deve ser um sonho, acordar cedinho, sair à porta, dar um mergulho e depois ir tomar o pequeno almoço - está adjudicado e nem são precisas mais propostas!
Mal chegámos à praia passámos pelo "Pirata" para marcar mesa e encomendar o almoço e em seguida protector e água. A água estava óptima, estávamos literalmente de molho. Aproveitei a extensão de praia para um passeio tal como faço na "Praia do Barranco" no Algarve, os pescadores estavam a tirar os barcos da água, os miudos que encontrávamos eram uns queridos, aproveitámos para as fotos que eles adoraram pois podiam ver como ficavam. Chegou a hora do almoço e amigos comi o melhor arroz de lagosta que possam imaginar, divinal, só faltava ali o "muralhas" para a refeição ser perfeita. Findo a almoço a hora da sesta à sombra das árvores da praia, para isso tivémos a companhia de um canito que fez questão de se deitar na toalha do marco e que conquistou a Maria do Céu, já se falava em levar o cão, mas depois olhando bem para onde ele vivia achámos que ele não tinha uma vida muito má e pudemos sempre visitá-lo ao fim de semana, sim que eu fiquei fã e espero voltar lá todos os sábados que puder. O pior foi mesmo a hora da partida, não apetecia sair dali, confesso que até agora foi a melhor praia que encontrei - 5 estrelas.

19 de abril de 2009

Fim de semana em Luanda

Olá amigos

Já há alguns dias que não conto as novidades do que se passa por cá, não é por não ter nada para contar, mas o tempo tem sido pouco e ao fim do dia quando chego ao hotel já não tenho paciência para vir para o computador, é mais banho e cama. Assim aproveito agora a manhã de domingo, antes de ir para a praia, para vos contar um pouco mais do que se passa em Angola.

Na 6ª fomos a uma "festa de varanda" cá é comum as pessoas fazerem "festas de quintal", em que convidam 10 pessoas e essas por sua vez convidam quem quiserem na condição de levem comida ou bebida, nós na falta de quintal temos a varanda, no entanto foi bastante calma, só foram mesmo os convidados.

Aqui estão alguns do grupo: Cláudio, Joaquim, Rita, Eu, Céu, Nuno e Marco


No Domingo foi mais praia, na ilha, após uma noitada nada melhor que um mergulho nestas águas quentes e uma sesta nas espreguiçadeira da Praia do Coconuts, o quê pensavam que era só na costa da Caparica, não, cá também temos o coconuts. E mais temos a praia do Caribe e muitas mais mas a melhor é a que fica já depois de Luanda Sul a caminho de Cabo Ledo e que foi batizada de "Praia dos Quilómetros" pois são Km de praia a perder de vista.

Mas neste domingo ficámos pelo Coconuts e digo que passámos uma tarde fantástica.

Cá está uma vista do bar de apoio à praia.

5 de abril de 2009

Praia fotos











Amigos cá vão algumas fotos:
Estrada para Benfica;
Praia a seguir a Luanda Sul a caminho de Cabo ledo;
Aqui não há reboques, onde avaria fica;
Mercado do peixe na estrada para Benfica

Praia

Ontem fui à praia, uma praia para lá de Luanda Sul, na estrada de caminho para Cabo Ledo. Apanharam-me no hotel às 8h para não chegarmos tarde, sim temos sempre que contar com o trânsito, parámos na bomba para gasóleo, aproximadamente 30min o que aqui é um tempo muito bom há poucas bombas para tantos carros, há realmente muitos carros mas o gasóleo é barato 0,29€/l - uma das coisas boas em Angola, e seguimos viagem.
No caminho pude ver Luanda Sul realmente á bastante organizado e limpo, passámos pelo mercado de Benfica e seguimos até à praia. A praia tem uma extensão a perder de vista e muito poucas pessoas apenas estava um grupo de Franceses e chegaram, passado algum tempo um grupo de Angolanos, a água é quente e o sol queima. Claro que eu apesar de ter cuidado descuidei-me com o protector e, acabei com os pés queimados, foi uma noite sem dormir e um domingo no hotel porque com o calor isto é insuportável.
No caminho de regressos passámos no "Belas Shopping" para fazer compras no super ao lado. Há de tudo um pouco mas não há a variedade do "Continente" e o que falta principalmente são os frescos, ando cheia de vontade de comer uma salada de alface a tomate!
Para me redimir vou anexar algumas fotos.
Beijos

Luanda com chuva

Olá amigos, cá vai mais uma história de Luanda, se bem que ao ritmo a que as aventuras se sucedem vou ter que começar a selecioná-las ou vossês ficam fartos de me ouvir.
Na passada 6ª feira percebi porque é que quando começa a chuver as pessoas vão logo para casa, é que se se demoram já não chegam ao destino. Saímos do hotel às 20h e pouco depois de chegar ao carro começou a chuver, em pouco tempo as ruas pareciam rios, nas rotundas a água chega de todos os lados, estamos sempre à espera que algum carro começe a deslizar com a força da água, mais uma vez nos valeu a pick up do joão. Mas nao desistimos, temos que aprender a viver nesta cidade tal e qual como ela é, assim continuamos até à Portugália onde já estão todos à espera para comer um belo bife com molho à portugália, recordações de Portugal. Lá nos sentámos e passado algum tempo começam a chegar os bifes excepto o meu e do joão que nunca chegaram e porquê? Porque estavam sem sistema, sim que isto é muito à frente, está tudo informatizado, e se o sistema falha não há bebidas nem comida. Após uma discussão do paga e não paga já passava da meia noite quando saímos e eu já só queria chegar ao hotel mesmo sem jantar, mas para acabar a noite em beleza só faltava um furo, com tantos buracos não sei como não há mais, mas como aqui todos ajudam apareceram logo dois rapazes que em troca de uma "gasosa" mudaram o pneu num piscar de olhos, valeu e muito a ajuda do Joaquim. Finalmente cheguei ao hotel tomei um banho e dormi profundamente.
Mas acreditem que o mais engraçado é que apesar de tudo isto ainda nos conseguímos rir, e sabem porquê? Porque aqui tudo isto é "normal".

3 de abril de 2009

Viagem a Viana

Olá amigos ontem fui com o João e o Paulo conhecer Viana. Compreendo agora o que querem dizer com "trânsito", para fazermos os 30km demorámos 3h na ida e 3h na vinda porque no regresso para complicar a situação caiu uma tempestade daquelas de África com chuva torrencial e trovoada de meter medo.
Com trânsito parado, a chuver, e as pessoas a correrem pelo meio dos carros é assustador, temos que ir com atenção para não atropelar ninguem, e as filas que deviam ser duas passam a 4 ou 5, basicamente é até caber, e os buracos autênticas crateras onde grande parte dos carros já não passa, a nos o que valeu foi a bela pick up. Acreditem que chega a ser desesperante mas temos sempre que manter o espírito e ter calma porque aqui é tudo com muita calma.
No caminho vi onde fica o mercado de Benfica, o sítio ideal para comprar artesanato, quadros e esculturas de madeira, já sabem se quiserem encomendem. Vi também a "cidade nova" uma zona completamente nova só com prédios de mais de 20 andares e o novo estádio tudo a ser construído pelos chineses.
Quanto a fotos desculpem lá mas não encontro o cabo, prometo que me vou redimir rapidamente e colocar fotos.
Beijos

Bom amigos fica aqui uma história mais real do que é Luanda e arredores.

30 de março de 2009

Chegada a Angola

Olá amigos

Já cheguei a Angola e está um calor abrasador. A chegada foi um pouco atribulada pois havia uma tempestade o que dificultou a descida mas enfim nada de mais. Quando chove nesta terra é a sério daí que tive que arregaçar as calças para sair do aeroporto e chegar ao carro, mas foi óptimo apanhar aquela chuva e passado pouco tempo estar completamente seca, e a humidade sabe muito bem...

O João e o Paulo levaram-me a jantar a um restaurante bastante típico - um libanês, é assim em luanda há de tudo é só procurar e pagar a peso de ouro, a vida é caríssima.

Ontem foi domingo e aproveitei para ir à praia, ficámos pela Ilha pois já era tarde para as praias de luanda sul, fica para o próximo fim-de-semana, a praia tinha umas esprigaçadeiras fantásticas e o nosso empregado era tão simpático que me ofereceu uma tosta de lagosta enquanto esperava pelo almoço, a água tem a temperatura ideal. Para terminar em beleza fui ouvir música ao vivo a um bar da ilha, estava cheio e tinha um chinês ao meu lado que estava em delírio, sim há muitos chineses em Luanda.